quinta-feira, 19 de agosto de 2010

IDEB Aponta melhoria na Educação Pública

Apesar de índice apontar melhora na educação, ritmo é mais lento no ensino médio  

(Folha de São Paulo, 01/07/2010)

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA
ANTÔNIO GOIS
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA 


A qualidade da educação no Brasil melhorou nos últimos dois anos. Principalmente no ensino fundamental. No nível médio, no entanto, o avanço continua tímido. É o que mostra o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Ministério da Educação nesta quinta-feira.


Este indicador é calculado a partir da taxa de aprovação dos alunos brasileiros e do desempenho deles em português e matemática. O maior salto ocorreu no ensino fundamental:  na 4ª série, a nota passou de 4.2 para 4.6; 
na 8ª, de 3.8 para 4.  no ensino médio, o ritmo é mais lento: a média passou de apenas 3.5 para 3.6. A escala vai de zero a dez.

O ministro Fernando Haddad afirmou que o ritmo mais lento no ensino médio se deve ao fato de que os alunos que estão nessa etapa atualmente ingressaram na escola quando a qualidade era pior.
A meta do país é, em 2022, chegar às notas 6 para a 4ª série, 5,5 para a 8ª e 5,2 para o ensino médio. Com isso, de acordo com o Ministério da Educação, o Brasil chegaria a patamar semelhante ao dos países desenvolvidos. 

Esses indicativos, mostram que uma política séria e contínua para a Educação Básica é capaz de gerar bons resultados. Será que o PIBID produzirá efeitos benéficos ao  Ensino Médio, aproximando esse índice dos patamares dos países desenvolvidos? Qual será a nossa contribuição nisso tudo?

3 comentários:

  1. Até 2022 o caminho ainda é longo,ainda mais para uma melhora tão significativa,a nível de países desenvolvidos,como a que é proposta.É considerável que o ensino fundamental avançou mais com relação ao ensino médio e isso é um sinal bom de que a educação esta sofrendo uma melhora em sua base.Acredito sim,que o Pibid trará benefícios ao Ensino Médio,juntamente com outras inciativas governamentais que se tornam necessárias.A contribuição que o projeto traz pode ate parecer pequena,mas já rende bons frutos,exemplos são alunos do ensino médio que estão se empenhando mais com a visão futura de encarar o meio universitário,isso não seria um bom começo?

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  2. Concordo com a Maria Emília. Podemos constatar essa nova perspectiva dos estudantes dentro do grupo com o qual temos trabalhado. Muitos tem se empenhado muito nas atividades e alguns dizem, inclusive que gostariam de fazer vestibular para a Física!!! Isso é muito legal!

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  3. Apesar de ñ pretender fazer o vestibular de fisica... Acredito que dentro do Pibid tenho uma noçao da materia. quem sabe podemos melhorar ate lá.

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