sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto prevê punições para estudante que desrespeitar professor


Um projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento nas instituições de ensino. De autoria da deputada Cida Borghetti (PP-PR), a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça. As informações são da Agência Câmara.

De acordo o projeto de Lei 267/11, em caso de descumprimento das regras escolares, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhado à autoridade judiciária competente.

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.

Segundo a deputada Cida Borghetti, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, muitas vezes, acabam sem punição.




Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5079039-EI8266,00Projeto+preve+punicoes+para+estudante+que+desrespeitar+professor.html

6 comentários:

  1. Mas será que punir os estudantes é o melhor caminho?

    ResponderExcluir
  2. Defendo veementemente que não, Ana!

    Curiosamente estava discutindo isso na aula de Psicologia da Educação hoje de manhã...
    O aluno só aprende quando quer, ou seja, quando sente PRAZER em aprender, em buscar o conhecimento.

    Desrespeito ao professor é uma questão de cidadania, de sociedade, e não de crime ou descumprimento de uma lei. Na verdade, leis de convívio social estão em toda a parte e, numa sociedade democrática e capitalista, devemos saber lidar com elas.
    Educação moral, ética e civilidade deveriam vir, principalmente, da família. Se esta não consegue criar um cidadão que respeite a figura do professor, assim como outras autoridades, não é o Estado quem tem o poder de punir uma conduta que ele mesmo não promove, não estimula.
    O professor merece respeito simplesmente por ser o mestre, o que te ajuda a trilhar o caminho. Uma lei que estipule respeito às pessoas não faz sentido. Isso é premissa básica para convivermos em sociedade, oras!

    Punição é pra criminoso. Quem desrespeita o professor ou qualquer um que exerça uma profissão tão nobre, tem oooooutro tipo de problema!!!

    ResponderExcluir
  3. Então, qual seria a solução para este tipo de problema que afeta tão seriamente o trabalho dos professores hoje em dia? Alguém tem alguma idéia?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito, que deve se trabalhar a disciplina nos alunos, sei que é difícil que os pais estejam presentes nas atividades dos filhos na escola, mas, acho que a escola tem que focar nesse ponto, colocar os pais mais na vida escolar do alunos. O problema vem lá de trás, na educação familiar, nas relações de pais e filhos.

    Não sei dizer se a punição é melhor forma de melhorar isso, mas é uma opção a ser usada.

    ResponderExcluir