segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Manuscritos de Newton

Essa notícia é para aqueles que sempre desejaram ver as obras originais de Sir Isaac Newton.
A Universidade de Cambridge está digitalizando todo o acervo original de Newton que se encontra na Universidade. Até o momento, já foram digitalizados mais de 4 mil páginas, o que equivale a cerca de 20% do acervo total da universidade.
O conteúdo ainda traz anotações feitas por Thomas Pellet, amigo de Newton que foi convidado pela família para examinar documentos feitos por Newton que seria publicado após a morte do cientista. Em algumas páginas pode-se ver que Pellet escreveu "não apto para ser impresso". Cogita-se que Pellet estava tentando censurar alguns calculos feitos por Newton durante a juventude, além de algumas visões religiosas não ortodoxas dele.
Além do acervo de Newton, a Universidade de Cambridge está digitalizando obras originais de outros cientistas, como Darwin e Rutherford. Para tal, a universidade recebeu um subsídio inicial de cerca de R$ 4,2 milhões da fundação Polonsky, uma instituição de caridade que apoia a pesquisa do ensino superior.
Para aqueles que já não aguentam mais de ansiedade, clique aqui e confira os manuscritos!

Fonte: The History Channel Brasil, via Facebook.

Combustível Alternativo

Muita gente sabe que hoje há uma procura/pesquisa muito grande por combustíveis alternativos. Ao que parece, a era dos carros fumacentos e beberrões já está com os dias contados. Atualmente os carros que utilizam a energia elétrica como fonte principal ou secundária (carros híbridos) para se locomover já são uma realidade lá fora.
Mas o que nem todo mundo sabe é que existem carros movidos a um tipo, digamos, diferente de combustível. Uma brincadeira que é famosa há algum tempo serviu de inspiração para dois americanos desenvolver um carro que é movido há (pasmém!) mentos e coca-cola! Sim, isso mesmo, aquela brincadeira de se jogar mentos na garrafa de coca-cola agora serve para mover um carro!!!
Como nem tudo o que reluz é ouro... Foram necessários 54 garrafas de coca-cola e 324 mentos para mover o carro por uma distância de 72 metros. Apesar de ainda ser uma quantidade alta de combustível utilizada para mover o carro por uma distância relativamente curta, eles já conseguiram um avanço relativamente significante, uma vez que o primeiro carro que eles construíram foram necessárias 108 garrafas de coca-cola e 648 mentos para andar somente 66 metros.
Para quem está curioso para ver o carro funcionando, assista ao vídeo abaixo e divirta-se!


Fonte da notícia: Car and Driver Brasil