segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ciência brasileira é tema da principal matéria da prestigiosa Science

Esta é para quem fica idolatrando os americanos, ingleses, chineses, etc e não olha para o lado. Aqui no Brasil, temos profissionais altamente capacitados e, inclusive, de renome internacional. Isto se exemplifica na área das ciências.

Nesta semana, a Science publicou uma reportagem de capa com Miguel Nicolelis. O número de páginas (6!) e o destaque da ciência que se faz no Brasil, mostra que o nosso país não pode mais ser visto por seus habitantes somente como o país da agricultura, do carnaval e da Bossa Nova. Mas, será que as entidades e estruturas do governo que fomentam as pesquisa científicas enxergam assim?

Para quem não é da primeira turma (e não fez aquela matéria da Jacque), Miguel Nicolelis é uma das autoridades mundiais em neurociência, considerado um dos 20 cientistas mais importantes do planeta. Um de seus trabalhos, que eu considero excepcional, e sou fã desde que conheci, é O Instituto de Neurociência de Natal, do qual ele é um dos fundadores. A visão de Nicolelis e de seu instituto, é de que ciência é agente de transformação social. Seguindo esse ideal, desenvolve trabalhos junto à população carente, nas áreas de saúde e educação, como a Escola de Educação Científica Alfredo Monteverde, que atende crianças da rede pública de ensino de Natal. Mas, conhecendo mais da carreira dele, descobrimos um intuito bem maior, que o inspirou em toda a sua vida.

Segue o link do site onde se encontra a tradução da reportagem:
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ciencia-brasileira-no-topo-do-mundo-principal-materia-da-prestigiosa-revista-science.html

2 comentários:

  1. Eu já conhecia o trabalho de Nicolelis. Estou lendo a reportagem que é realmente empolgante. Nosso trabalho com a ciência e educação básica é extremamente importante e estratégica para o Brasil para os próximos anos. Faremos parte dessa caminhada rumo à excelência científica!
    Saudações do grupo PIBID Física da UNESP - Guará!
    Adorei o blog de vcs, estamos montando um para nosso grupo!

    ResponderExcluir
  2. É um incentivo muito grande esse tipo de reconhecimento. Por que o pré-conceito de que Brasil não forma grandes cientista pode vim de nós mesmo, brasileiros.
    =]

    ResponderExcluir