quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mestrado Profissionalizante

Mestrado impulsiona ensino de Física nas escolas

Voltado a professores em exercício do nível médio e de licenciaturas, curso da UFRGS é focado em ensino e aprendizagem para o aprimoramento da ação docente (retirado do site da SBF)


Melhorar a qualificação profissional de professores de Física do nível médio e das licenciaturas no que diz respeito aos aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do ensino da disciplina. Esse é o objetivo do mestrado profissionalizante do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, no campus da universidade em Porto Alegre, o curso é voltado para o aprimoramento da educação em Física, seja pela ação direta em sala de aula, seja pela contribuição na solução de problemas educativos ou pelo uso de novas tecnologias no ensino. “Um dos diferenciais desse mestrado é que ele é dirigido especialmente para professores em serviço, que durante o curso têm a oportunidade de apresentar e solucionar problemas que eles frequentemente se deparam na prática docente”, disse a professora do Departamento de Física da UFRGS, Eliane Angela Veit.

Diferentemente do mestrado acadêmico em ensino de Física, que não tem compromisso imediato com a sala de aula e tem o doutorado como continuação natural, o mestrado profissional da UFRGS visa o ensino e a aprendizagem para a ação docente no sistema escolar, sem comprometer o aluno com a pesquisa acadêmica.

“A ideia é permitir que os professores produzam produtos educacionais, como um novo texto teórico ou a criação de uma ferramenta inovadora na internet, que sejam disseminados para outros docentes. Essa ampla divulgação dos conhecimentos inéditos que são adquiridos é uma das exigências do curso, o que acaba tendo um efeito ainda mais positivo no ensino de Física em todo o País”, complementa a docente.

O curso abrange temas como “Física na Educação Básica”, “Formação de Professores de Física”, “Atualização Curricular no Ensino Médio”, “Novas Tecnologias no Ensino de Física”, “Ensino de Astronomia” e “Física no Ensino Fundamental”.

O mestrado conta ainda com disciplinas como “Redação Científica”, que prepara o estudante para escrever textos científicos, e “Tópicos de História da Física”, que oferece a possibilidade de explorar a história como recurso didático.

Após o prazo máximo de três anos de conclusão do mestrado, a dissertação deve se aproximar a um trabalho final de pesquisa aplicada e também envolve o desenvolvimento de novos processos ou produtos voltados à área educacional da disciplina.

Mais informações: http://www.if.ufrgs.br/ppgenfis

CONTATOS
Eliane Angela Veit (UFRGS)
Tel: 0/xx/51 3316-6468
E-mail: eav@if.ufrgs.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Um comentário:

  1. Que ideia maravilhosa!
    Aposto que isso vai ajudar muitos professores a melhorar a forma como trabalham.
    É um incentivo, também, aos estudantes de licenciatura, que têm mais uma opção na área de educação para seguir em frente com os estudos.
    Além de querer dar aulas, não quero parar de estudar, então...
    Eu animo, fácil!!! :D

    ResponderExcluir