Está ai uma forma divertida de explicar mudança de estado da matéria para as crianças!
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Martelo de Banana!
Está ai uma forma divertida de explicar mudança de estado da matéria para as crianças!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Carta de Apoio à Greve dos Professores Estaduais Mineiros
Nós, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Física da Universidade Federal de Lavras, programa do governo federal e financiado pela Capes, como formadores de professores e licenciandos que somos e conhecedores da competência e comprometimento dos professores da rede estadual que atuam no município de Lavras, nos sensibilizamos e apoiamos as manifestações de greve de todos os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
Queremos destacar o termo democracia o “governo do povo, pelo povo e para o povo” . Neste sentido, são democráticos o governo, a gestão e as pessoas que se pautam pelo interesse do povo, decidem e executam as decisões com sua participação ativa. Então podemos nos perguntar: onde está a democracia para com a classe dos professores?
Todos nós temos o direito de desenvolver a capacidade de ler o mundo, de nos sentirmos inseridos no processo de tomada decisões, de dominar o mundo do conhecimento, de pesquisar, de construir novos conhecimentos válidos para o progresso coletivo. Mas, caro governador, está tão difícil entender isso? Onde está seu dialogo para com os professores estaduais mineiros? O que exigimos é a política pública educacional em vigor e sendo respeitada, para deste modo, ocorrer a valorização do professor. Aqui lembramos a lei do piso salarial, lei 11.738/08, que garante inclusive sua implementação na carreira e manifestamos também o nosso repúdio ao projeto de lei 2355/11 do governo, que destrói a carreira do professor.
Não podemos deixar de manifestar nossa indignação pela situação que a classe de professores deste estado se encontra e pelo modo indigno que ela vem sendo tratada pelas autoridades ditas competentes. O piso salarial estabelecido pelo MEC é a remuneração mensal de R$1.187,08, isto para uma jornada de trabalho de até 40 horas semanais. O governo do estado se defendendo informa que fez o reajuste proporcional a carga horária de 24 horas semanais. Porém, quem considera o piso salarial é digno? Será que eles possuem o conhecimento de que os professores que trabalham com educação básica desse país tiveram que investir anos de estudo? Eles sabem que está profissão é de nível superior? Já pararam para pensar porque temos tanta falta de professores? Porque uma profissão tão digna e necessária não atrai os estudantes? Quem foi que transformou essa profissão numa profissão menosprezada, desrespeitada?
Por fim, gostaríamos de levantar uma última questão: Todos se colocam muito preocupados com os alunos, mas já pararam para pensar quem durante anos vem se sujeitando às condições mais adversas possíveis em defesa da educação desses alunos?
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Kasparov, o maior jogador de xadrez da história, disputou 20 partidas simultâneas com alunos das escolas municipais de São Paulo
"Se o aluno vence no tabuleiro, ele se sente capaz de vencer em qualquer outra coisa na vida."
Lei a reportagem completa aqui!
domingo, 25 de setembro de 2011
Montagem dos Kits Experimentais
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Escola, e agora???
Indico estes dois vídeos que nós fazem refletir temas importantes relacionados com a educação. Os mesmos não são grandes, assistam em um intervalo de estudo, por exemplo. Espero que gostem....
Ficam algumas questões para inicio de conversa:
-->O papel da escola é reproduzir, para produzir seres para sociedade? Somente isso?
--> Afinal, com todos estes dilemas na atualidade, o que lhe motiva em ser professor(a)
http://www.youtube.com/watch?v=skUoffTXubs&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=4yRcONEvubs&feature=relmfu