sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Martelo de Banana!

Vídeo divertido que mostra como transformar uma banana em um martelo!
Está ai uma forma divertida de explicar mudança de estado da matéria para as crianças!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Carta de Apoio à Greve dos Professores Estaduais Mineiros

Nós, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Física da Universidade Federal de Lavras, programa do governo federal e financiado pela Capes, como formadores de professores e licenciandos que somos e conhecedores da competência e comprometimento dos professores da rede estadual que atuam no município de Lavras, nos sensibilizamos e apoiamos as manifestações de greve de todos os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Queremos destacar o termo democracia o “governo do povo, pelo povo e para o povo” . Neste sentido, são democráticos o governo, a gestão e as pessoas que se pautam pelo interesse do povo, decidem e executam as decisões com sua participação ativa. Então podemos nos perguntar: onde está a democracia para com a classe dos professores?

Todos nós temos o direito de desenvolver a capacidade de ler o mundo, de nos sentirmos inseridos no processo de tomada decisões, de dominar o mundo do conhecimento, de pesquisar, de construir novos conhecimentos válidos para o progresso coletivo. Mas, caro governador, está tão difícil entender isso? Onde está seu dialogo para com os professores estaduais mineiros? O que exigimos é a política pública educacional em vigor e sendo respeitada, para deste modo, ocorrer a valorização do professor. Aqui lembramos a lei do piso salarial, lei 11.738/08, que garante inclusive sua implementação na carreira e manifestamos também o nosso repúdio ao projeto de lei 2355/11 do governo, que destrói a carreira do professor.

Não podemos deixar de manifestar nossa indignação pela situação que a classe de professores deste estado se encontra e pelo modo indigno que ela vem sendo tratada pelas autoridades ditas competentes. O piso salarial estabelecido pelo MEC é a remuneração mensal de R$1.187,08, isto para uma jornada de trabalho de até 40 horas semanais. O governo do estado se defendendo informa que fez o reajuste proporcional a carga horária de 24 horas semanais. Porém, quem considera o piso salarial é digno? Será que eles possuem o conhecimento de que os professores que trabalham com educação básica desse país tiveram que investir anos de estudo? Eles sabem que está profissão é de nível superior? Já pararam para pensar porque temos tanta falta de professores? Porque uma profissão tão digna e necessária não atrai os estudantes? Quem foi que transformou essa profissão numa profissão menosprezada, desrespeitada?

Por fim, gostaríamos de levantar uma última questão: Todos se colocam muito preocupados com os alunos, mas já pararam para pensar quem durante anos vem se sujeitando às condições mais adversas possíveis em defesa da educação desses alunos?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Experimento "Vingardium Leviosa"

Para quem já assistiu ou leu a série "Harry Potter", da escritora britânica J. K. Rowling, muitas vezes já ouviu falar no feitiço de levitação "Vingardium Leviosa".

O pessoal do pontociência, o qual é formado por professores da UFMG e do colégio Coltec, ensinam a reproduzir os efeitos deste "feitiço" utilizando ciência.

Para ver como isto é feito, você pode assistir ao seguinte vídeo, clicando aqui ou também acessar a página do pontociência, clicando aqui!


Xadrez ajuda a recuperar 'alunos-problema', e Kasparov dá uma força

Estava lendo uma reportagem na página da folha.com e me deparei com esta notícia, para os que são fãs do xadrez, assim como eu, não deixem de ler esta reportagem!

Kasparov, o maior jogador de xadrez da história, disputou 20 partidas simultâneas com alunos das escolas municipais de São Paulo

Será possível resgatar os alunos com "problemas" de comportamento e notas na sala de aula através do xadrez? O professor Rubens Rigonati, da Escola Municipal Bartolomeu Lourenço de Gusmão (SP), diz que sim.

"Se o aluno vence no tabuleiro, ele se sente capaz de vencer em qualquer outra coisa na vida."

Lei a reportagem completa aqui!


domingo, 25 de setembro de 2011

Montagem dos Kits Experimentais

Mãos à obra PIBID!



O grupo PIBID UFLA-FÍSICA está trabalhando numa etapa de montagem de Kits Experimentais para as escolas conveniadas públicas que participam do programa. Com o trabalho já desenvolvido na "TARDE DO SABER", os bolsistas possuem uma grande quantidade de material que foi testado. O objetivo da montagem dos kits é incentivar as professoras das escolas públicas que trabalham na área de física a usarem experimentos simples e, em geral, apenas qualitativos, para enriquecer a apresentação da teoria, além de motivar os estudantes, desenvolvendo o gosto pela descoberta. A maioria das experiências contidas nos kits pode ser feita com material caseiro, para que seja acessível a todos.

Iniciamos com a montagem de um experimento bem simples, o pêndulo eletrostático.
Um pouco de história.

Os fenômenos relacionados à eletricidade (e também ao magnetismo) são conhecidos desde a Antiguidade. Na Grécia já se tinha conhecimento de que, ao se atritar âmbar, que é uma resina vegetal fóssil, amarelada e translúcida, é possível atrair pequenos corpos, como palha, sementes, etc. O âmbar era um material apropriado para a produção desde efeito, e a atração foi chamada elétrica, do grego elektron, que significa âmbar. No entanto, inicialmente supunha-se que esta força podia ser apenas atrativa.
Coube e Charles Du Fay, pesquisador francês, demonstrar que a interação pode ser tanto atrativa quanto repulsiva. Para tanto, podemos utilizar, por exemplo, bastões de vidro atritados em seda. Os bastões atraem outros corpos, como papel, mas entre eles há repulsão. Isso levou a convenção de sinais para cargas, estabelecida em torno de 1750 por Benjamin Franklin. Também nesta época já se percebia que existem dois tipos principais de materiais, os isolantes ou dielétricos, e os condutores. Nos isolantes, as cargas elétricas não se movem facilmente. Ao contrário do que ocorre nos condutores, em que elas têm uma grande mobilidade. Por causa disso, é muito fácil transferir cargas para corpos isolantes através de um processo de atrito, chamado de eletrização por atrito, mas é difícil transferir cargas se o corpo for condutor, pois a carga transferida é muito móvel e acaba por retornar ao corpo de onde saiu.
Montagem e Procedimentos


 
Explorando: Observe que você pode experimentar os efeitos usando papel alumínio ou isopor, para verificar a influência de uma escolha de diferentes materiais na experiência.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Escola, e agora???

Olá pessoal.....

Indico estes dois vídeos que nós fazem refletir temas importantes relacionados com a educação. Os mesmos não são grandes, assistam em um intervalo de estudo, por exemplo. Espero que gostem....

Ficam algumas questões para inicio de conversa:

-->O papel da escola é reproduzir, para produzir seres para sociedade? Somente isso?

--> Afinal, com todos estes dilemas na atualidade, o que lhe motiva em ser professor(a)

http://www.youtube.com/watch?v=skUoffTXubs&feature=youtu.be
http://www.youtube.com/watch?v=4yRcONEvubs&feature=relmfu

sábado, 10 de setembro de 2011

Depois de tanto tempo, resolvi passar pra deixar uma dica!

A equipe da revista "Guia do Estudante" elaborou um jogo online para ajudar você a se preparar para a prova do ENEM. O jogo é conhecido como "Guia do Estudante das Galáxias", o qual consiste em uma série de perguntas relacionadas a conhecimentos gerais. Durante todo jogo você será um pesquisador intergalático cujo objetivo é voltar à Terra, para isto aperte o cinto e dê início a sua viagem!

Para jogar click aqui!