Mãos à obra PIBID!
O grupo PIBID UFLA-FÍSICA está trabalhando numa etapa de montagem de Kits Experimentais para as escolas conveniadas públicas que participam do programa. Com o trabalho já desenvolvido na "TARDE DO SABER", os bolsistas possuem uma grande quantidade de material que foi testado. O objetivo da montagem dos kits é incentivar as professoras das escolas públicas que trabalham na área de física a usarem experimentos simples e, em geral, apenas qualitativos, para enriquecer a apresentação da teoria, além de motivar os estudantes, desenvolvendo o gosto pela descoberta. A maioria das experiências contidas nos kits pode ser feita com material caseiro, para que seja acessível a todos.
Iniciamos com a montagem de um experimento bem simples, o pêndulo eletrostático.
Os fenômenos relacionados à eletricidade (e também ao magnetismo) são conhecidos desde a Antiguidade. Na Grécia já se tinha conhecimento de que, ao se atritar âmbar, que é uma resina vegetal fóssil, amarelada e translúcida, é possível atrair pequenos corpos, como palha, sementes, etc. O âmbar era um material apropriado para a produção desde efeito, e a atração foi chamada elétrica, do grego elektron, que significa âmbar. No entanto, inicialmente supunha-se que esta força podia ser apenas atrativa.
Coube e Charles Du Fay, pesquisador francês, demonstrar que a interação pode ser tanto atrativa quanto repulsiva. Para tanto, podemos utilizar, por exemplo, bastões de vidro atritados em seda. Os bastões atraem outros corpos, como papel, mas entre eles há repulsão. Isso levou a convenção de sinais para cargas, estabelecida em torno de 1750 por Benjamin Franklin. Também nesta época já se percebia que existem dois tipos principais de materiais, os isolantes ou dielétricos, e os condutores. Nos isolantes, as cargas elétricas não se movem facilmente. Ao contrário do que ocorre nos condutores, em que elas têm uma grande mobilidade. Por causa disso, é muito fácil transferir cargas para corpos isolantes através de um processo de atrito, chamado de eletrização por atrito, mas é difícil transferir cargas se o corpo for condutor, pois a carga transferida é muito móvel e acaba por retornar ao corpo de onde saiu.
Montagem e Procedimentos
Explorando: Observe que você pode experimentar os efeitos usando papel alumínio ou isopor, para verificar a influência de uma escolha de diferentes materiais na experiência.
As escolas precisam de ajuda... e o desenvolvimento de atividades como essas acrescentam na nossa formação ...
ResponderExcluirAposto que esses kits serão de grande valia nas escolas. Os alunos se sentirão tão motivados que serão os próprios mantenedores desses kits, ampliando o repertório de experimentos.
ResponderExcluirExcelente vídeo pessoal!