sábado, 1 de outubro de 2011

NEUTRINOS

Nas últimas semanas um assunto está sendo muito discutido nos meios de comunicação.
A seguir uma breve definição sobre os Neutrinos:

Neutrino é uma partícula sub-atómica dificilmente detectada porque sua interação com a matéria é muito fraca, sua carga é neutra e sua massa extremamente pequena. A sua formação se dá em diversos processos de desintegração em que sofre transição para um estado de energia mais baixa, como quando o hidrogênio é convertido em hélio no interior do Sol. Neste momento são gerados todos os comprimentos de ondas.
A maioria dos neutrinos que atravessam a Terra são provenientes do Sol, e mais de 50 trilhões deles passam através do seu corpo a cada segundo.

O neutrino é uma das partículas elementares da matéria/energia (neste caso há que se ter cuidado em dissociar a matéria da energia). Tem o mesmo momento angular intrínseco, spin ou giro da mesma forma que os prótons, elétrons e nêutrons, e diferente dos fótons que têm o dobro do giro ou spin.
Pertence à família dos léptons, sua massa é muito pequena (antigamente se pensava que podia ser nula). O spin do neutrino é 1/2, sua carga elétrica pode ser considerada nula. Esta partícula é formada em diversos processos de desintegração beta, e na desintegração dos mésons K. Pode-se dizer (por enquanto) que existem três tipos de neutrino. Estão intimamente associados ao elétron, ao tau e ao múon.

Velocidade

Antes que a ideia de oscilações de neutrinos surgisse, era comumente aceito que eles viajavam à velocidade da luz. A questão da velocidade do neutrino está intimamente relacionada à sua massa extremamente pequena. De acordo com a teoria da relatividade, se os neutrinos têm massa, eles não podem alcançar a velocidade da luz. Caso a informação fosse confirmada, portanto, alguns pontos da teoria da relatividade de Albert Einstein teriam que ser revistos.

Em setembro de 2011, surgiram dados da Colaboração OPERA (cujo detector subterrâneo de neutrinos está em Gran Sasso, na Itália) que pareciam indicar que os neutrinos podem mover-se a uma velocidade superior à da luz. A maioria dos cientistas está cética ou pelo menos cautelosa quanto aos resultados do Opera. Os próprios pesquisadores que realizaram a medição dizem que os resultados são intrigantes e que devem ser analisados com cautela. O artigo original, inclusive, informa que serão necessários testes independentes para confirmar ou refutar a informação. No entanto, um seminário dos autores na Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), em Genebra, Suíça, dado diante de uma plateia de especialistas um dia depois da publicação de seu artigo no arXiv, pareceu convincente para boa parte da comunidade científica. Resultados semelhantes já haviam sido publicados em 2007 por outra colaboração, a MINOS, no laboratório Fermilab, em Chicago, nos EUA, mas com índice de confiabilidade menor.

Cabe a cada um de nós, tirar suas próprias conclusões a respeito. Colóquios foram organizados na Universidade Federal de Lavras para esclarecer o assunto, já que a mídia constuma ser bastante impactante nesse assunto. Click "AQUI" e veja a reportagem:


A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), conhecido como CERN

4 comentários:

  1. Legal a explicação! Mas segundo a reportagem, vou ficar um ano aflita de curiosidade! =/

    ResponderExcluir
  2. Será bombástica se for mesmo confirmada está descorbeta cairá por terra alguns teorias sobre a velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  3. Será ou foi uma grande descoberta se confirmada mas existem dizeres que tratam de um novo contexto sendo este de que não é um novo neutrino mas sim,parte que se desprendeu e assim conseguiu tal velocidade.Mas isto é somente uma pequena "desconfiança".

    ResponderExcluir
  4. Conversei com alguns professores e me disseram que os Neutrinos reamente tem um corportamento estranho, eles não tem simetria como todos outras partículas pe. tendo apenas um sentido de rotação do spin se não me engano. Ressaltaram a possibilidade de que de alguma forma o neutrino possa "cortar caminho" no espaço tempo em outra dimensão, algo científico que o homem não entende muito bem ainda. Deixaram claro que é muito provável que a Relatividade não xairá por terra, pois ela é perfeita demais ser questionada ainda.

    ResponderExcluir