quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Combustível do Futuro

Ontem, durante a atividade da Tarde do Saber, ao responder uma dúvida dos alunos sobre a possibilidade de se construir uma máquina térmica com 100% de eficiência, eu perguntei para eles se eles achavam que era possível andar com um carro durante a vida toda sem precisar abastece-lo. Pois bem, é de conhecimento de todos que isso hoje é simplesmente impossível. Porém, como a tecnologia e a ciência não vive somente do hoje, pode ser que no futuro, essa realidade seja possível sem que viole a Lei da Conservação da Energia. Segundo a Laser Power Systems,uma companhia norte americana, é possível que com 8g de Tório os carros rodem uma distância superiores a 2,7 milhões de quilômetros (comparando com um carro que faz uma média de 12km/l de gasolina).
Ainda de acordo com a companhia, as maiores dificuldades atualmente estão na construção de um motor funcional que siga a proposta do projeto. Apesar de o Tório geral Urânio 233, o CEO da empresa, Charles Stevens, não acredita que isso seja um empecilho uma vez que o calor do motor dos automóveis estão muito longe de provocar uma possível fissão nuclear e, consequentemente, não teremos carros produzindo Urânio. 

Um comentário:

  1. Realmente a algo muito interessante!!
    Imaginemos o que isso vai causar na economia mundial se realmente der certo, será iniciada uma nova era da industria automobilística.

    ResponderExcluir